O maneki neko é um dos mais famosos símbolos da sorte na cultura japonesa. Ele é visto freqüentemente nas janelas de estabelecimentos comerciais, pois quando a sua pata direita está levantada, o gato atrai dinheiro e quando é a esquerda, atrai clientes, e também amigos! Alguns dizem também que a pata esquerda levantada é para bares (no Japão costuma-se dizer que quem bebe bem, é canhoto) e a direita para lojas.
O gesto do gato para chamar alguém é um costume bastante particular dos japoneses, onde levanta-se a mão e com palma virada para frente, dobra-se somente os dedos. Acredita-se também que quanto mais levantada for a pata, maior a fortuna que o gato trará.
Ele é encontrado também com algumas particularidades:
- Uma moeda dourada chamada Koban. Usada no período Edo, esta moeda valia 10 milhões de ryô.
- Um colar vermelho. Durante o período Edo, o gato era um animal de estimação muito caro e as mulheres ricas da época enfeitavam seus gatos com um colar vermelho feito de hichirimen (uma flor vermelha) e um sino para saberem por onde andava o gato.
- Um avental. Provavelmente relacionado com o Jizo Bodhisattva, protetor das crianças mortas e das gestantes.
- Diversas cores com seus significados, por exemplo: branco (pureza), preto (saúde e espantar maus espíritos), vermelho (proteção, espantar maus espíritos e saúde), dourado (riqueza), rosa (amor), roxo (força artística) e verde (força nos estudos).
- Quer saber mais entre no site: www.nipocultura.com.br
E adoro!